Bem-vindo à corrente sangüínea

O Ministério da Saúde resolveu inovar, e lançou uma campanha viral. Além de pedir doações de sangue através dos meios de comunicação em massa tradicionais, resolveu usar a internet para atrair os adultos jovens. Eu já disse que não sou chegado a correntes, mas dessa vez vou ter que participar. Eu já doo sangue uma ou mais vezes por ano há vários anos, e agora é a hora de convidar vocês a participarem também.

Cartaz da campanha de doação de sangue 2009

Os estoques de derivados do sangue estão perigosamente pequenos, porque em alguns casos a família não é localizada para repor uma transfusão de urgência. Por isso é importante a doação voluntária, por pessoas que compareçam mesmo sem ter um parente ou amigo precisando de transfusão.

Praticamente qualquer adulto(a) saudável está apto(a) a doar sangue. Basta pesar mais de 50 quilos e não ter doença transmissível. Todos os hemocentros (bancos de sangue) em que já doei sangue são muito confortáveis, e o atendimento é tão eficiente que nem dá tempo de usar notebook ou ler uma revista. E no fim da doação sempre rola um lanchinho gostoso!

Os postos de coleta costumam ficar abertos pelo menos um dia do fim de semana, para facilitar a doação. Se você não sabe onde fica o posto de coleta mais próximo, pergunte ao hemocentro coordenador de seu estado.

Depois de doar sangue, aproveite para convidar mais alguém ;)

3 thoughts on “Bem-vindo à corrente sangüínea

  1. Gostaria muito de poder doar, mas por conta de medicamentos que tive que tomar na infância, nunca poderei, mas não deixo de incentivar as pessoas a fazerem isso.

  2. Djavan, sem entrar em detalhes, pode valer a pena conferir issso de novo a cada alguns anos. Já vi pessoa com antecedente de hepatite curada não poder doar sangue, e dois anos depois no mesmo hemocentro vi outra pesssoa numa situação semelhante poder doar.

  3. Pingback: Compartilhe a experiência de doar sangue | Leonardo Fontenelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>